Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Círculo do Graal

“Pensamentos são como sementes deitadas ao solo”

Círculo do Graal

“Pensamentos são como sementes deitadas ao solo”

Sab | 12.10.13

O Pai-Nosso

 

São apenas poucas as pessoas que procuram conscientizar-se do que querem deveras, quando proferem a oração “Pai Nosso”. Menos ainda as que sabem realmente qual o sentido das frases que aí estão recitando. Recitar decerto é a única expressão adequada para o procedimento que o ser humano, nesse caso, chama de orar.

Quem se examinar rigorosamente a tal respeito, terá que concordar, ou então testemunhará que passa toda sua vida de idêntica maneira… superficialmente, não sendo, nem jamais tendo sido capaz de um pensamento profundo. Existem nesta Terra muitos desses que sem dúvida se levam a sério, mas, pelos outros, mesmo com a melhor boa vontade, não podem ser levados a sério.

Exatamente o começo desta oração desde sempre é intuído erroneamente, conquanto de modos diversos. As pessoas que procuram proferir com seriedade esta oração, isto é, que nela se empenham com uma certa boa vontade, sentirão, logo após ou durante as primeiras palavras, um certo sentimento de segurança surgir em si, de tranquilidade anímica! E tal sentimento nelas permanece predominante até alguns segundos depois de orar.

Isso explica duas coisas: primeiro, que quem reza só pode manter sua seriedade durante as primeiras palavras, através do que se desencadeia tal sentimento, e segundo, que justamente o desencadeamento desse sentimento prova quão longe se acha de entender o que com isso profere!

Mostra com isso, nitidamente, sua incapacidade de manter a profundidade do seu pensar, ou também da sua superficialidade; porque, do contrário, com as palavras que se seguem, imediatamente devia surgir outro sentimento, correspondente ao conteúdo alterado das palavras, tão logo elas se tornem nele realmente vivas.

Portanto, permanece nele apenas o que as primeiras palavras despertam. Entendesse ele, porém, o sentido correto e o significado verdadeiro das palavras, estas teriam que lhe despertar intuições muito diferentes do que um agradável sentimento de segurança.

[…]

Deve ser uma invocação dedicada, no entanto jubilosa, quando ousais proferir: “Pai Nosso que estás no Céu!”

Nessa exclamação repousa a vossa sincera afirmação: “A Ti, ó Deus, dou todos os direitos de Pai sobre mim, aos quais quero submeter-me com obediência infantil! E reconheço com isso também Tua onisciência, Deus, em tudo o que Tua determinação trouxer, e peço que disponhas de mim como um pai tem que dispor dos seus filhos! Aqui estou, Senhor, para Te ouvir e Te obedecer infantilmente!”

A segunda frase: “Santificado seja o Teu Nome!”

Esta é a afirmação da alma em adoração, de quão sincera é em tudo quanto ousa dizer a Deus. Que acompanha em plena intuição cada palavra e pensamento, não abusando com superficialidade do Nome de Deus! Pois o Nome de Deus lhe é sobremaneira sagrado!

Considerai bem, todos vós que orais, o que com isto prometeis! Se quereis ser deveras sinceros convosco, tendes de reconhecer que vós, seres humanos, até agora, justamente com isto, tendes mentido diante do semblante de Deus; porque nunca fostes tão sinceros na oração conforme o Filho de Deus, pressupondo, estipulou nessas palavras como condição!

A terceira frase: “Venha a nós o Teu reino!” Também não é um rogo, mas apenas uma promessa a mais! É um prontificar-se de que através da alma humana há-de tudo tornar-se aqui na Terra, tal como é no reino de Deus!

Daí a expressão: “Venha a nós o Teu reino!” Isto quer dizer: queremos chegar também aqui na Terra ao ponto de que o Teu reino perfeito possa estender-se até aqui! O solo deve ser preparado por nós de modo que tudo viva apenas segundo a Tua santa Vontade, isto é, cumprindo plenamente as Tuas leis da Criação, de maneira a tudo se realizar tal qual é em Teu Reino, o Reino espiritual onde se encontram os espíritos amadurecidos e livres de todas as culpas e pesos, que apenas vivem servindo a Vontade de Deus, porque somente no cumprimento incondicional desta surge algo de bom, pela perfeição nela latente. É, portanto, a afirmação de querer tornar-se assim, para que também a Terra, mediante a alma humana, venha a ser um Reino do cumprimento da Vontade de Deus!

Tal afirmativa fica ainda reforçada pela frase seguinte:

“Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu!”

Essa não é apenas uma declaração de se prontificar em enquadrar-se inteiramente à Vontade Divina, mas encontra-se também nela a promessa de interessar-se por essa Vontade, de se esforçar com toda a diligência para reconhecer essa Vontade. Tal esforço tem de preceder a uma adaptação a essa Vontade, pois enquanto a criatura humana não a conhecer direito, não estará apta a orientar sua intuição, seu pensar, falar e agir de acordo com ela!

Que tremenda e culposa leviandade não é, pois, a de cada ser humano que não cessa de fazer essas afirmativas ao seu Deus, sempre e sempre de novo, quando na realidade nem se interessa de como seja a Vontade de Deus, que se acha firmemente ancorada na Criação. O ser humano mente, sim, em cada palavra da oração, quando ousa proferi-la! Com isso, encontra-se como um hipócrita diante de Deus! Junta sempre novas culpas por cima das antigas, sentindo-se por fim digno de lástima, quando ele em matéria fina tiver que sucumbir no Além sob esse fardo.

Somente quando essas frases tiverem sido cumpridas deveras por uma alma, como condição preliminar, é que ela poderá continuar a dizer:

“O pão-nosso de cada dia nos dá hoje!”

Isso equivale a dizer: “Se eu cumprir aquilo que afirmei ser, deixa então que a Tua bênção paire sobre a minha atuação terrena, a fim de que disponha sempre de tempo para conseguir meu necessário sustento de vida na matéria grosseira, para poder viver segundo a Tua Vontade!”

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores!”

Nisso jaz o conhecimento dos efeitos retroativos incorruptos e justos das leis espirituais que transmitem a Vontade de Deus. Simultaneamente também a expressão afirmativa de plena confiança nisso, pois o pedido de perdão, isto é, de remissão das culpas, baseia-se estritamente no cumprimento anterior, pela alma humana, do próprio perdoar de todas as injustiças que os semelhantes lhe fizeram.

Quem tiver sido capaz disso, quem já houver perdoado já tudo ao seu próximo, ficará de tal forma purificado, que nunca virá a cometer intencionalmente qualquer injustiça! Estará, portanto, livre perante Deus de todas as culpas, visto como só é considerado como injustiça o que tiver sido feito intencionalmente de má-fé. Só assim é que vem a ser uma injustiça. Há nisso uma grande diferença com todas as leis humanas e conceitos terrenos atualmente existentes.

Assim pois, nessa frase, também como base, encontra-se novamente uma promessa perante seu Deus de cada alma que almeja a Luz. Declaração de sua verdadeira vontade, para cuja realização, aprofundando-se e ficando esclarecida sobre si mesma, espera receber força na oração, que, numa sintonização certa, também receberá, segundo a lei da reciprocidade.

“E não nos deixes cair em tentação!”

É um conceito errado da criatura humana querer ler nessas palavras que seria tentado por Deus.

Deus não tenta ninguém!Trata-se nesse caso apenas de uma tradição incerta que escolheu inabilmente o termo tentação. Seu sentido correto deve ser classificado no conceito de errar, perder-se, isto é, andar errado, procurar erradamente no caminho ao encontro da Luz.

Equivale a dizer: “Não nos deixes tomar caminhos errados, procurar erradamente, não nos deixes perder o tempo! Desperdiçá-lo, malbaratá-lo! Mas, retém-nos à força, se necessário for, inclusive se tal necessidade nos tenha que atingir como sofrimento e dor”.

Esse sentido o ser humano há-de entender também no trecho seguinte da sentença que se encadeia no texto e dele faz parte complementar: “Mas livra-nos do mal!”

Esse “mas” mostra bem nitidamente a unidade da frase. O sentido equivale a: Faz-nos conhecer o mal, seja qual for o preço que isso venha a nos custar, mesmo com o preço da dor. Capacita-nos para tanto por intermédio de Teus efeitos recíprocos em cada uma de nossas faltas. No reconhecer encontra-se também a remissão para aqueles que tenham boa vontade para isso!

Com isso termina a segunda parte, o colóquio com Deus.

A terceira parte constitui o remate: “Pois que a Ti pertencem o Reino, a força e a magnificência por toda a eternidade! Amém!”

É uma confissão jubilosa do sentimento de ser acolhido na Onipotência de Deus através do cumprimento de tudo aquilo que a alma na oração lhe deposita aos pés como juramento!

Esta oração dada pelo Filho de Deus possui, por conseguinte, duas partes. A introdução, ao aproximar-se, e o colóquio. Por último, adveio por Lutero a confissão jubilosa do conhecimento do auxílio para tudo aquilo que o colóquio encerra, do recebimento da força para o cumprimento daquilo que a alma prometeu ao seu Deus. E o cumprimento terá que levar a alma ao Reino de Deus, ao país da alegria eterna e da Luz!

Assim pois, o Pai Nosso, quando realmente vivenciado, torna-se o apoio e o bastão para a escalada ao reino espiritual!

Não se esqueça o ser humano de que numa oração, precisamente, apenas deve buscar a força para poder ele próprio realizar aquilo que pedir! Assim deve orar! E assim também é constituída a oração que o Filho de Deus deu aos discípulos!

Abdruschin

                        

Excerto da Dissertação, “O Pai-Nosso”, da obra “Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal”, volume II